Largo do Mercado Público de Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS – SC / 2010

Projeto seleicionado na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de SP e premiado no 54th IFHP World Congress 2010 na categoria Young Professionals Award, sendo o único escritório brasileiro condecorado. Projeto também classificado em 3° lugar concurso nacional de reurbanização do Centro de Florianópolis. O projeto tem em sua essência a valorização do espaço público. Cria-se assim uma nova área pública que resgata o espaço de convívio e propicia a interatividade das relações humanas através de uma praça na cobertura do novo Shopping Popular da cidade, que possui cobertura vegetal usando jardins e gramados em substituição às tradicionais coberturas. O sistema de coleta de água pluvial levada a um reservatório permite que se faça o reuso da água na rega de vegetação e descarga de sanitários. O sitema de esgoto conta com a separação de águas cinzas, negras e pluviais. Um novo mobiliário urbano foi desenhado exclusivamente para o projeto. A área pavimentada utiliza piso drenante. Espécies nativas e frutíferas foram adotadas para se restabelecer o micro clima do local e atrair passáros.

Concept design: maio 2010
Área estacionamento subsolo: 9.550 m²
Área shopping popular: 2.600 m²
Área total de intervenção: 31.610 m²
Equipe: Arq. Leonardo Mader, Arq. Fernanda Kionka, Arq. Bruno Borne e Acad. Rafael Lima
Consultoria Estrutural: Zanette Engenharia de Estruturas
Consultoria Ambiental: Kionka Serviços Ambientais